sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Carol Gimenes

Escrita : ponte entre diversas gerações

Desde nossos tempos primórdios, a escrita, não tão complexa se mostrou um grande instrumento de comunicação, que resiste com o passar dos anos e cria uma ponte entre diferentes gerações, pois registrando o que se vivia em sua época, haveria um compartilhamento de informações, assim pessoas de outras eras conheceriam o modo de vida de seus antepassados.
Mesmo que a principal importância da escrita seja o armazenamento de informações, não tem como negar que a mesma se tornou nosso maior objeto de estudo, seja em livros, jornais, internet ou revistas. Sem a escrita, não haveria tamanha comunicação, a nossa tecnologia não valeria de nada, pois transcrever uma informação, torna a mesma concreta.
Com a escrita, podemos evidenciar a fidelidade daquilo que lemos ou ouvimos, pois esse recurso nos dá a medida exata de expressarmos críticas, pensamentos de um determinado assunto que nos interessa, colocando-nos a par de um conhecimento talvez ignorado. Entendemos a importância da escrita, por manter um vínculo entre o leitor e o escritor de maneira viva, criando uma relação de pensamento a ser questionado pelos envolvidos, trazendo uma expectativa de troca de informações e conhecimentos.
Se a escrita pela visão de certos estudiosos é tratado com uma forma de manipulação, por outros é um jeito dos leitores terem uma base, assimilá-las e assim formar sua própria opinião. O papel da escrita na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de entrada para um mundo totalmente desconhecido. A sociedade sem a escrita, seria como o homem com os olhos vendados, sem rumo e sem direção.

Tatiana Mara Gil

A evoluçao da sociedade descrita em pedaços de papel

O ser humano desde o inicio dos tempos busca a comunicaçao,o entendimento entre os membros da sua mesma especie. Isso,na idade da pedra, ajudava na sobreviencia,nas caçadas ,no planejamento de estrategias,enfim. Com o passar dos anos descobrimos que podiamos guardar o que sentimos e que pensamos em pedaços de papiro,como fazia os egipicios.
Com a escrita aprendemos sobre as grande civilizaçoes em que viveram nossos ancestais,pois atraves de documentos escritos podemos declarar a veracidades dos acontecimentos. É um meio simples de levarmos um pouco do que somos para as sociedades futuras. hoje podemos usar a escrita para a comuniçao com diuversas pesoas ao mesmo tempo em diferentes lugares, graças a tecnologia que nos foi proporcionada.
Nossa escrita passou por muitas mudanças,evoluçoes. O que a tornou mais simples para uns e vulgar para outros. A pouco presenciamos a reforma do nosso idioma,como uma tentativa de firmar os laços emntre as demais naçoes que aderem ao nosso idioma, o que causa ainda alguns trastornos e salienta muitas duvidas.
Comuniaçao, que pode ser entendida como sinonimo da escrita. Possuimos uma maquina do tempo em cada pedaço de papel que tenha,ou ira ser usado para a eternizar sentimento ou uma descoberta cientifica que pode revolucionar a nossa geraçao e ajudar tantas outras. somos o que pensamos,o que queremos oque escrevemos.

Mariana Gomes Duarte

No mundo contemporaneo a escrita no dia a dia se torna cada vez mais importante.Hoje as pessoas que sabem se comunicar se expressar ocupam estao sempre a frente, seja em seu ambiente de trabalho seja na escola ou em outras ocasioes. Para estar sempre a frente é preciso falar e principalmente escrever bem.
Pesquisas apontam que a escrita vem sendo cada vez mais valorizada no mundo dos negocios e no mundo dos estudantes e com isso descobre-se a grande problematica da escrita pois ha um numero muito grande de pessoas que tem dificuldade de passar as suas ideias para o papal.Como por exemplo quando vamos fazer uma
redação para um vestibular ou para o Enem temos apenas uma chance de causar uma boa impressao pois a nossa prova sera corrigida apenas uma vez pelo examinador e sera apenas uma vez para que ele possa reconhecer sua capacidade de escrever um bom texto.
Grandes universidades como a FUVEST e a prova da UNICAMP em sua segunda fase sao escritas e o Enem uma das provas mais valorizadas para estudantes do ensino medio necessita que os canditados tenham o habito da leitura e entendam que quanto mais preparado para transferir suas ideias e seu conhecimento para o papel melhores serao seus resultados.
O problema dessa grande carencia que sentimos quando precisamos escrever corretamente esta na chave para a mudan
ça a educação, pois so ela podera mudar o nosso pais de ponta a ponta concientizando a população de que e necessario escrever bem, e preciso se ter o costume de ler jornais, resvistas, reportagens na internet e que deve ser percebido que é necessário muito mais que uma idéia na cabeça e uma caneta na mão para se escrever um bom texto.

Luiza Carolina Dos Santos Cintra

O aprender do ensinar
A importância de todos os tipos de comunicações, estão se apoderando de todos os meios de comunicação através da escrita e da informação.
Em todos os países principalmente nos Estados Unidos as informações através da tecnologia são mas ponderadas e usadas,mas isso não impede que outros paises sigam estas retas,porém essa tecnologia esta em todos os lugares.
A escrita é muito importante para tudo hodiernamente, pois com a escrita se tem a comunicação todos podemos nos interagir, e assim teremos uma sociedade cada vez mais unida, e com a união não teremos conflitos por falta de comunicação, porque com a conversa tudo se resolve. A escrita desde os tempo antigos, era usada para deixar um pouco de cultura, uma forma de compartilhar as culturas dentre os povos antigos. Desde então com a evolução de tudo e com a chegada da tecnologia, tudo tem se tornado muito fácil e rapido.
A escrita é muito importante para o compartilhamento de informações entre as pessoas, por meio de cartas , e-mails, entre outros meios de se comunicar nos tempos modernos, a escrita é e sempre será o principal meio de se comunicar com outras pessoas no mundo.

JAÍNE MAYARA DE OLIVEIRA SALVATERRA

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA

A importância da escrita para a história da humanidade e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mas também por gerações.
Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.A escrita nos dias de hoje anda mudando muito como por exemplo as ortografias não são mas as mesmas as palavras que tinham acento,algumas já não tem mas,a prática da escrita não deve ficar restrita a estudantes, nem tampouco aos que dominam a forma culta, como os escritores. É importante lembrar que sem a escrita talvez determinados tipos de raciocínios lógicos e filosóficos nem tivessem se desenvolvidos,pós se não fosse por ela não descobririamos muitas coisas,só que pra nós sabermos escrever é preciso saber ler,e por essas e outras que hoje em dia nas escolas os professores estão fazendo de tudo para que os alunos não passem ser saber ler ou escrever principalmente as crianças que ainda estão começando a estudar,nas creches eles tambem já estão ensinando os pequenos a escrever para que ele venha a ter um bom futuro,porque se você naum souber escrever não podera ter um bom emprego.
A escrita é muito importante para o dia-a-dia,ela é considerado umas das maiores descoberta da humanidade, sendo que com ela nós podemos nos comunicar com o meio onde estamos, seja por emails,mensagens de celular entre outras expondo nossos sentimentos,opiniões e fatos ocorridos no nosso dia-a-dia.

Amanda Rolon

META: EVOLUIR A ESCRITA!


A escrita está evoluindo como tudo ao nosso redor, a sua evolução é de suma importância para a humanidade.
Básicamente tudo que é importante para todos nós precisa ser melhorado, os humanos estudaram todas as possibilidades de melhorar a escrita. Tanto para melhorar relação de comunicação com outros países e de ampliar o conhecimento de alunos em suas escola. A escrita é importante tanto para poder ter um trabalho honesto ou só para ampliar seus horisontes.
A escrita é o meio de comunicação mais importante, com base nelas podemos nos comunicar com pessoas importantes, a internet é o meio de comunicação mais avançado da história, nele a escrita é abreviada mas não menos importante que a escrita usual.
Há vários meios dê-se comunidar pela escrita: pela carta, msn, orkut e por recadinhos. A escrita está se modificando com bases no estudo de pesquisadores de universidades, eles modificaram as regras de acento. Apartir de 2012 será cobrada em escolas o uso da nova regra ortográfica.
Depois de tantos séculos a humanidade coseguil descobrir a escrita mesmo em rabiscos, agora estamos modicando ela para nossa própria existência e poder melhorar a nossa capacidade de entender a nossa própria língua.
Portanto, com a evolução da escrita conseguimos superar nossa capacidade de superar desafios e conseguir mudar nossa história.

Brenda Helena Guedes Silva

Bruna Duque Guirardi

O meio mais importante de comunicação.

A escrita é um dos meios mais usados para a comunicação, claro que como tudo na nossa vida tem regras com a escrita não é diferente. Escrever não é tão facil assim, estudamos vários anos para melhorar nossa escrita e não cometer tantos erros.
Hoje em dia é comum que usamos mais a escrita para se comunicar com pessoas distantes de nós, telefone é uma coisa que usamos pouco, agora o que mais predomina é o uso da internet, e para o uso dela usamos a escrita através de email,msn,orkut e blog entre outros. É possivel observamos atraves da escrita a personalidade das outras pessoas porque cada uma tem sua caracteristica particular de escrever.
Muitas pessoas tem medo de escrever abertamente, as regras as vezes assusta a insegurança é comum. Mas é importante que nós se expressamos,
através da escrita passamos para os outros o pensamos e sentimos, podendo criticar ou apoiar idéias da sociedade em certos tipos de assunto muito das vezes polêmicos.